Busque pela medida do pneu Minha Conta

Manutenção de Freios Automotivos – Qual a Importância de Fazer?

Manutenção de Freios Automotivos – Qual a Importância de Fazer?

É preciso fazer a manutenção de freios automotivos? Saiba por que é importante, quando devemos realizar o serviço e o que deve ser feito.

Certamente você sabe que o sistema de freios é um dos componentes de segurança mais importantes em um veículo. Por isso, fazer a manutenção de freios com frequência, além de evitar possíveis agravamentos de defeitos, também aumenta o nível de segurança.

Cabe ao motorista ficar sempre atento a todos os sinais que o carro apresenta quando algo de errado está acontecendo com os freios. Contudo, não basta ficar atento, o mais importante é realizar as manutenções preventivas para evitar que problemas ocorram.

Hoje em dia, a maioria dos veículos conta com várias tecnologias como:

  • ABS: sistema usado para evitar que as rodas derrapem numa freada;
  • EBD: controle de tração e estabilidade, que também utiliza os freios;

Sendo assim, é fundamental que mantenhamos a manutenção dos freios sempre em dia. Do contrário é possível que estas tecnologias também sejam prejudicadas no carro.

A Seguir, vou apresentar as vantagens da manutenção preventiva da pastilha de freio, do disco, e também como identificar problemas nesse sistema.

Por Que Fazer Manutenção de Freios Automotivos Preventiva?

Antes de saber como é feita a manutenção de freios automotivos de forma preventiva, vamos falar sobre porque isso é necessário.

A priori, devemos nos lembrar de que os sistemas de freio estão cada vez mais complexos e contando muito mais com tecnologia embarcada. Não que isso seja ruim, afinal, esses avanços promovem mais segurança para o veículo e os passageiros.

Desse modo, a manutenção de freios automotivos, preventiva se tornou extremamente relevante para quem dirige. Portanto, fazer o checkup antes de pegar a estrada, diminui os riscos do sistema apresentar problemas e garante que um simples defeito se transforme em um problema maior.

Quando é Feita a Manutenção De Freios Automotivos?

Vale ressaltar que cada fabricante tem uma recomendação específica sobre a frequência com que deve ser realizada a manutenção de freios automotivos. Por isso, deve-se sempre checar o manual do proprietário para se certificar destas informações.

Na maioria das vezes, a recomendação é que se faça a manutenção dos freios a cada 10 mil quilômetros rodados. Porém, as peças do sistema podem apresentar problema de desgaste em tempos diferentes. É apenas uma estimativa.

De modo geral, a pastilha e o disco de freio merecem uma atenção maior no momento das revisões periódicas do carro. Por isso, fique de olho nessas peças.

Como Saber Se Existe Algum Problema Com Os Freios?

No dia a dia é preciso ter atenção para notar alguns sinais que geralmente indicam problemas no sistema de freios. Confira, então, uma lista com os mais comuns:

  • Pedal de Freio Baixo: quando o pedal de freio encontra-se muito baixo, pode ser por conta da falta de fluido. Normalmente, essa falta de fluido é indicada no painel. Também pode ser em virtude de algum defeito no servo ou no cilindro mestre.
  • Trepidação no volante: se ao frear você notar alguma trepidação no volante, o mais provável é que isso seja um sinal de disco de freio empenado.
  • Barulho de “ferro com ferro”: quando se ouve um barulho de ferro batendo durante as frenagens, é bem provável as pastilhas de freio precisem ser substituídas. Vale sempre lembrar que elas são imprescindíveis para manter a eficiência da frenagem.
  • Pedais enrijecidos: quando existe dificuldade para pisar no pedal, isso tem a ver com o servo freio. Logo, se notar que o pedal está muito duro para pisar, é sinal de que deve substituir esse componente. Essa substituição é feita e média, após o carro rodar entre 120 e 200 mil quilômetros.

Gostou das dicas sobre manutenção de freios automotivos? Então continue acompanhando o blog!

 Caso perceba algo de estranho em seu sistema de freios, nós da Roma Pneus podemos te ajudar, com mais de 15 lojas em São Paulo e grande SP, oferecemos um serviço de freio para seu carro, prezando sempre pela qualidade e transparência para que você dirija com segurança e tranquilidade!