Busque pela medida do pneu Minha Conta

Importância de calibrar os pneus - 5 ótimos motivos

Importância de calibrar os pneus - 5 ótimos motivos

Saiba qual a importância de calibrar os pneus. Dentre outras coisas evitamos problemas relacionados à segurança e ainda economizamos.

Você sabe com qual frequência deve fazer a calibragem do pneu? Se não tem o hábito de fazer, saiba que pode ter problemas no futuro. Em tese, é através dessa prática que se regula a pressão, garantindo melhor condição para dirigir.

Por certo, você deve pensar que não faz tanta diferença calibrar ou não seus pneus. Contudo, a calibragem é uma das ações que ajudam a manter a mecânica do carro eficaz e segura. Por isso, é essencial que façamos com frequência.

Se você deseja saber mais informações sobre como fazer e porque é importante, siga lendo este post e fique por dentro de tudo.

O Que é o Serviço De Calibrar os Pneus?

Quando se fala em calibrar se faz referência à regulagem da pressão dos pneus através da insuflação de ar até que chegue ao valor recomendado pelos fabricantes do veículo. Em tese, estamos diante de um processo simples, mas fundamental. Quando esse cuidado é negligenciado, costuma gerar danos ao carro e pode até mesmo causar acidentes.

Importância de Calibrar os Pneus: Entenda Porque Devemos Fazer

Começo este tópico ressaltando que não é raro os automóveis terem pneus abaixo da pressão que é recomendada. Quando as válvulas de segurança e o assentamento das rodas estão em dia, é comum uma perda de pressão de 1 libra ao mês. Contudo, se houver algum desajuste, temos um prejuízo maior. Confira os principais problemas gerados pela não calibragem dos pneus:

  • Mais consumo de combustível: se você roda com um déficit de 10 libras em cada pneu o veículo consome até 12% mais gasolina. Desse modo, desperdiçará um tanque de combustível a cada oito abastecidos;
  • Aumento do risco de acidentes: de acordo com especialistas, manter pneus com 25% menos da pressão recomendada gera um risco 3 vezes maior de acidentes. O motivo é que as libras a menos impactam negativamente o nível de dirigibilidade do veículo e também a distância de frenagem. O risco de acidentes em ainda maior em dias chuvosos ou em estradas difíceis.
  • Maior desgaste do pneu: em se tratando da importância de calibrar os pneus, é preciso citar o maior desgaste do mesmo. O desgaste acelerado ocorre porque a pressão reduzida gera mais calor, o que diminui o tempo de vida útil do pneu.

Sem dúvida, o alto aquecimento e a baixa calibragem podem levar até fazer com que o pneu estoure.

Importância De Calibrar Os Pneus - Como Executar A Calibragem?

Agora que você já viu informações sobre a importância de calibrar os pneus, veja como a calibragem deve ser realizada.

A priori, o melhor é consultar o manual do fabricante e seguir os passos recomendados no documento. Na maioria das vezes o fabricante insere informações sobre a calibragem adequada para tráfego: em rodovias, na zona urbana, e também em caso de veículo vazio ou com passageiros.

Além disso, devemos ficar atentos para dados referentes ao prazo de verificação. O mais comum é um prazo de, é de 15 dias.

Entretanto, os prazos são relativos, pois dependem do cenário e ainda da forma como o carro é usado. Por exemplo, se o seu automóvel já rodou mais de 3 km, os pneus estarão quentes. Nesse caso, o melhor e é melhor é calibrá-los com 5 PSI acima da pressão recomendada normalmente.

Com toda a certeza, você já ouviu a recomendação para fazer a calibragem a cada 15 dias. É o mais comum. No entanto, se quiser maior segurança, fazer a calibragem semanal é o melhor caminho.

Por fim, o ideal é fazer a calibragem logo pela manhã sem ter rodado com o veículo. Assim, evitamos realizar o procedimento com os pneus estejam quentes.

Gostou de entender qual a importância de calibrar os pneus do seu carro? Qualquer dúvida basta entrar em contato. A Roma Pneus é centro automotivo com mais de 15 lojas em SP e grande SP e pode te oferecer atendimento seguro e com alta qualidade.